Como começar?

Por que desenvolver para iPhone?
MERCADO
  Steve Jobs anunciou no ano passado que foram vendidos 50 milhões de iPhones e 35 milhões de iPodTouchs.

HÁBITOS DE CONSUMO
  A AppStore fará 2 anos em julho de 2010 e já possui mais de 180 mil aplicações disponíveis.
  Segundo a Apple já foram vendidas mais de 4 bilhões de aplicações.
  As pessoas já aprenderam como utilizar a AppStore, e para grande parte delas, isto já se tornou um hábito. 



O que preciso ter?
1.Computador Macintosh Intel (modelos de 2006 em diante)
2.Sistema Operacional Leopard ou SnowLeopard (Mac OS X 10.5 ou mais recente)
3.Um iPhone (ou iPodTouch)
4.Uma conta no iPhone Dev Center

Tipos de Contas no iPhoneDev Center


Gratuita: habilita o acesso às ferramentas de desenvolvimento (iPhone SDK, Xcode, etc.). Não
permite a execução da aplicação no iPhone, apenas no simulador;


Standard $99: habilita testes e debug no iPhone, permite publicar suas aplicações na AppStore;

Empresa $299: Mais adequada para desenvolvimento de aplicações a serem distribuídas internamente. O cadastro nesta modalidade envolve certa burocracia e pode demorar.

Modo de Preparo (em sete passos)

   1.Familiarize-se com o iPhone
   2.Instale as ferramentas de desenvolvimento
   3.Estude Objective-C
   4.Escolha frameworks e engines apropriados
   5.Construa sua aplicação
   6.Prepare sua aplicação para a venda na AppStore
   7.Promova sua aplicação


Passo 1: Familiarize-se com o iPhone
   •Formas de interação bastante peculiares, diferentes de outros dispositivos
   •Somente depois de utilizar o iPhone por um tempo, você terá idéia do que funciona bem em
matéria de usabilidade
   •Explore as aplicações disponíveis na AppStore, confira se sua idéia ainda não foi implementada

Passo 2: Instale as Ferramentas de Desenvolvimento
Após instalar o iPhone SDK você  terá em seu Mac OS as seguintes ferramentas:

XCode


Interface Builder


Instruments


iPhone Simulator

Passo 3: Estude Objective-C
Características da linguagem Objective-C:
   -Estende a linguagem C (detalhes)
   -É orientada a objetos
   -Invocação de métodos através de mensagens
   -Dinâmica (typing, binding, loading)
   -Gerenciamento de memória baseado em contador de referência (ver regras)
   -Pode ser misturada com C++
   das aulas estão disponíveis no iTunes U.
   Apple

Passo 4: Escolha os Frameworks/Engines Apropriados

Camadas do iPhone OS



CocoaTouch
     O CocoaTouch coloca em prática muitos dos  padrões de projeto do famoso livro Padrões de
Projeto - SoluçõesReutilizáveis de Software Orientado a Objetos.  Caso sua aplicação precise
utilizar amplamente o UIKit, é recomendável que você leia a documentação  sobre como estes
padrões foram adaptados no CocoaTouch.

Cocos2D Iphone
Game engine para construção de jogos 2D utilizando Objective-C.

Oolongengine
  Game engine em C++ para contrução de jogos 2D e 3D.

Unity3D iPhone


Passo 5: Construa sua aplicação

Lembre-se das peculiaridades da plataforma:
-Sua aplicação terá apenas uma janela, a qual ocupará toda a tela do iPhone
-Apenas uma aplicação em execução
-Acesso limitado ao iPhone
-Tempo de resposta limitado
-Tela pequena: 480x320 pixels
-Recursos limitados (128~256MB RAM)

Passo 6: Prepare sua Aplicação para a Venda na AppStore

Passos para testar sua aplicação no iPhone




Passos para construir versão de distribuição





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