Por que desenvolver para iPhone?
MERCADO
Steve Jobs anunciou no ano passado que foram vendidos 50 milhões de iPhones e 35 milhões de iPodTouchs.
HÁBITOS DE CONSUMO
A AppStore fará 2 anos em julho de 2010 e já possui mais de 180 mil aplicações disponíveis.
Segundo a Apple já foram vendidas mais de 4 bilhões de aplicações.
As pessoas já aprenderam como utilizar a AppStore, e para grande parte delas, isto já se tornou um hábito.
O que preciso ter?
1.Computador Macintosh Intel (modelos de 2006 em diante)
2.Sistema Operacional Leopard ou SnowLeopard (Mac OS X 10.5 ou mais recente)
3.Um iPhone (ou iPodTouch)
Tipos de Contas no iPhoneDev Center
•Gratuita: habilita o acesso às ferramentas de desenvolvimento (iPhone SDK, Xcode, etc.). Não
permite a execução da aplicação no iPhone, apenas no simulador;
•Standard $99: habilita testes e debug no iPhone, permite publicar suas aplicações na AppStore;
•Empresa $299: Mais adequada para desenvolvimento de aplicações a serem distribuídas internamente. O cadastro nesta modalidade envolve certa burocracia e pode demorar.
Modo de Preparo (em sete passos)
1.Familiarize-se com o iPhone
2.Instale as ferramentas de desenvolvimento
3.Estude Objective-C
4.Escolha frameworks e engines apropriados
5.Construa sua aplicação
6.Prepare sua aplicação para a venda na AppStore
7.Promova sua aplicação
Passo 1: Familiarize-se com o iPhone
•Formas de interação bastante peculiares, diferentes de outros dispositivos
•Somente depois de utilizar o iPhone por um tempo, você terá idéia do que funciona bem em
matéria de usabilidade
•Explore as aplicações disponíveis na AppStore, confira se sua idéia ainda não foi implementada
Passo 2: Instale as Ferramentas de Desenvolvimento
Após instalar o iPhone SDK você terá em seu Mac OS as seguintes ferramentas:
•XCode
•Interface Builder
•Instruments
•iPhone Simulator
Passo 3: Estude Objective-C
Características da linguagem Objective-C:
-É orientada a objetos
-Invocação de métodos através de mensagens
-Pode ser misturada com C++
das aulas estão disponíveis no iTunes U.
Apple
Passo 4: Escolha os Frameworks/Engines Apropriados
Camadas do iPhone OS
CocoaTouch
O CocoaTouch coloca em prática muitos dos padrões de projeto do famoso livro Padrões de
Projeto - SoluçõesReutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Caso sua aplicação precise
padrões foram adaptados no CocoaTouch.
Cocos2D Iphone
Game engine para construção de jogos 2D utilizando Objective-C.
Oolongengine
Game engine em C++ para contrução de jogos 2D e 3D.
Unity3D iPhone
Passo 5: Construa sua aplicação
Lembre-se das peculiaridades da plataforma:
-Sua aplicação terá apenas uma janela, a qual ocupará toda a tela do iPhone
-Apenas uma aplicação em execução
-Acesso limitado ao iPhone
-Tempo de resposta limitado
-Tela pequena: 480x320 pixels
-Recursos limitados (128~256MB RAM)
Passo 6: Prepare sua Aplicação para a Venda na AppStore
Passos para testar sua aplicação no iPhone
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